domingo, 23 de março de 2014

Os 13 Porquês - Jay Asher





Título original: Thirteen Reasons Why
 Autor: Jay Asher
 Editora: Editora Ática
 Ano: 2009
 Número de páginas: 256
 Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com vários fitas cassetes. Ele ouve gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




                                                                        ~~~~~


O livro "Os 13 porquês realmente me comoveu. Chorei no final pelo destino da Hannah, na verdade chorei pelos motivos que a fizeram se suicidar. Realmente tudo se tornou uma bola de neve para uma das melhores protagonistas que eu já vi/li.

 Jay Asher conta em seu livro sobre os treze motivos que fizeram Hannah Baker tirar sua própria vida, e quem narra essa história é Clay Jensen, um garoto que realmente gostava muito da Hannah, mas era muito tímido para admitir.

"Uma pessimista? Uma otimista? Nenhuma das alternativas. Uma idiota."

"- Preciso que a coisa pare.
- O que precisa parar?
- Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida"

"Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade."

 O livro começa com Clay levando as fitas cassetes (sim, algo realmente antigo que é raro ultimamente) para o correio, para a próxima pessoa da lista de Hannah e logo somos situados do que está acontecendo. A fita deverá ser passada por 13 pessoas, e cada uma tem uma parcela de culpa do por quê de Hannah ter tomado sua atitude. Desde o início porém Clay não sabe a razão de ter recebido as fitas, ele nunca fizera nada de errado com ela, nunca a destratara, pelo contrário adorava observa-la de longe e inclusive trabalhavam juntos. Ao contrário de todos os outros citados na fita. Cada um fizera algo que por mais inocente que parecesse no momento, alguma brincadeira infantil, no final tudo se acumulou e cada história puxou a outra.

 É impressionante como Jay Asher conseguiu conectar todas as histórias tão bem. Como tudo é realmente do cotidiano de diversos adolescentes e eles normalmente encaram com sorrisos no rosto, porém mostra como uma pessoa mais frágil emocionalmente pode se sentir em relação às brincadeiras, em relação a um boato. Pois foi assim que tudo começou. Um boato gerou uma brincadeira de meninos, que gerou voyers, perda de amizades, falsidade e diversas outras coisas. Me identifiquei com Hannah em diversas partes das histórias e chorava com ela, por ela e por Clay.

 Todos que recebem as fitas devem passa-las adiante não importa o tamanho do segredo que Hannah esteja revelando, pois é melhor apenas doze pessoas (fora a própria pessoa) souberem do segredo do que toda cidade, já que Hannah deixa claro que se as fitas não forem repassadas uma pessoa que ela confiou as fitas reservas vai mostrar para toda a pequena cidade. Assim elas vão se passando de pessoa para pessoa, e lentamente a história de Hannah vai sendo esclarecida, a sua morte vai sendo compreendida e sentida.

 O livro é realmente fácil de ser lido, não é muito pesado e a narrativa prende o leitor do começo ao fim pois é divido pela Hannah (através das fitas) e Clay. E mesmo estando morta ela consegue nos fazer rir ficar com medo, tristes e espantados. Uma leitura marcante. Eu não vou me esquecer tão cedo desse livro e quando estou triste eu realmente me lembro de Hannah Baker que não se sentia amada nem pelos próprios pais pois estes estavam sempre ocupados. Super recomendo!!!
Cinco estrelas e um dos meus livros preferidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mensagens e observações !