segunda-feira, 9 de julho de 2012

Depois Daquela Viajem - Valéria Piasa



No tom descontraído próprio dos jovens, Valéria relata as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudoo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, "transei sem camisinha".


Várias situações do cotidiano, como uma vida normal... até que se descobre o diagnóstico de uma doença, que naquela época era a mesma coisa de receber sentença de morte, a aids! O livro não é tão longo quanto aparenta ser, e é uma delícia de ser pelo fato de ser escrito por primeira pessoa...
Valéria a escritora do livro, é a própria pessoa... descrevendo sobre o horror de ter uma doença que na época de 80 não tinha tantos tratamentos assim. Valéria se contaminou durante a primeira relação sexual, com o seu primeiro namorado. Que pelo decorrer dos fatos chegava até bater nela. Depois de longo tempo é que Valéria vai descobrir que contém o vírus do HIV. E com isso ela resolve aproveitar o seu dia como se de uma maneira ou outra fosse o último dia de sua vida. Carpe diem! esse é o dilema de Valéria, "Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento." E é isso... com uma linguagem super juvenil e descontraída, Valéria conta como foi a sua experiência de saber que tinha HIV, e como os seus amigos enfrentaram essa barreira.
Esse livro é uma delícia de ser ler, contém uma linguagem juvenil e descontraída... aonde nos faz participar da história, nos imaginar como seria se fossemos nós. Certamente um bom livro é esse que faz com que você se sinta bem lendo, e que não queira larga-lo pelo primeiro parágrafo lido. E é isso... ele nos vidra, nos faz querer saber como seria se realmente fossemos nós no lugar dela. Em minha visão crítica, não há nenhum defeito nesse livro e sim um gostinho de quero mais! Esse livro não tem nenhuma restrição de idade, porém principalmente os adolescentes que hoje em dia não tem o hábito de leitura, poderiam ler. Com certeza esse livro esclarece "todas" as dúvidas... Recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mensagens e observações !